Aluno da UNICORP Faculdades ganha prêmio de roteiro

Aluno da UNICORP Faculdades ganha prêmio de roteiro

O realizador audiovisual caicoense Raildon Lucena, que é aluno da UNICORP Faculdades do curso de Especialização em Cinema e Produção Audiovisual,  venceu a edição virtual do Laboratório Jabre voltado para roteiristas que, em 2020, abriu pela primeira vez a seleção para projetos de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, além da Paraíba, no extremo oriental nordestino. Em razão da pandemia, o Jabre aconteceu entre 15 e 20 de junho, no formato virtual.

O nome do projeto faz referência ao pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba e próximo de Matureia, cidade com cerca de seis mil habitantes situada a 330 quilômetros de João Pessoa.

Raildon venceu a seleção com o roteiro “Lives”, que trata da solidariedade em tempos de pandemia de Covid-19. Como vencedor do laboratório, o Jabre dará suporte técnico ao filme, que deve ser rodado somente após a pandemia. Os apoios acontecem por meio de parcerias, sem recursos financeiros:O Jabre é uma referência para nós que fazemos o audiovisual no interior do Nordeste. E essa edição digital contemplou, além da Paraíba, roteiristas de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A essência do Jabre é a colaboração. Além de termos contato com profissionais experientes do audiovisual, também tivemos facilitadores que nos ajudaram a construir cenas e desenvolver melhor nosso argumento. Então, projetos como o Jabre são fundamentais para democratização do audiovisual e despertar o nosso espírito de contadores de histórias”, destaca Lucena. 


Participar de um projeto de fomento ao audiovisual no interior nordestino não chega a ser novidade para o potiguar. Ele é o criador do festival Curta Caicó, que em pouco tempo se tornou referência na região do Seridó e vai para a 3ª edição em 2020, prevista para acontecer em agosto, também no formato virtual em razão das determinações de isolamento social.

Além de “Lives”, o laboratório selecionou “Dance” de Jorja Moura (Recife/PE) em segundo lugar e, “Cicatriz” de Felipe Guimarães e Raphael Barbosa, (Maceió/AL), em terceiro. A escolha e a classificação dos roteiros é definida pelos próprios participantes a partir de uma imersão coletiva. 

Fonte: Saiba Mais Agências de Reportagens
Escrito por: Rafael Duart

Curta-Caicó-4-2-scaled
Raildon Lucena (esq) é o idealizador do festival Curta Caicó @curtacaico (foto: Divulgação) 
Participantes-Jabre-Digital
Edição 2020 do Laboratório Jabre ocorreu de forma virtual em razão da pandemia (foto: Divulgação)