O que é o EAD? Como funciona?

Para ajudar a entender melhor o funcionamento dos cursos em modalidade EAD, decidirmos facilitar e listar, algumas perguntas frequentes, mais você ainda pode tirar dúvidas pelo Whatsapp ou por telefone.

Esse tipo de estratégia é algo extremamente vantajoso para estudantes que buscam uma qualificação em suas áreas, mas não dispõem do tempo necessário para frequentar as aulas presenciais. Por isso, o Ensino a Distância tem se tornado algo cada vez mais presente na educação.

O que é EAD?

Ensino a Distância é a modalidade na qual os professores e alunos se comunicam por meio de tecnologias de informação, as aulas são dadas online ou gravadas em vídeos e as dúvidas são tiradas através das tecnologias.

Como funciona um curso de graduação a distância?

Ao contrário do que pode parecer, fazer uma faculdade a distância não é mais fácil do que encarar uma sala de aula tradicional. Tanto o ensino presencial quanto o EAD são muito semelhantes no que diz respeito ao conteúdo e ao nível de exigência.

A grande diferença está no modo como ocorre a comunicação. No EAD, professores e alunos não precisam estar no mesmo ambiente ou no mesmo horário para que as aulas aconteçam.

Quais as vantagens de se fazer um curso a distância?

Essa flexibilidade de agenda permite que um aluno de faculdade a distância concilie seus estudos com outras atividades, como trabalho e compromissos familiares. O poder de decidir os dias e horários que serão dedicados ao estudo exige bastante organização e disciplina.

Quem pode fazer um curso por EAD?

Para fazer um curso de Graduação por EAD (normal ou tecnológico) é necessário apenas que o aluno tenha diploma de conclusão do Ensino Médio (ele terá que apresentá-lo para realização da matrícula) por ser um curso do Ensino Superior. Já para realizar cursos Técnicos por EAD não há especificações do tipo para realizar a matrícula.

O diploma EAD tem a mesma validade que diploma de cursos presenciais?

Além do ensino ter a mesma qualidade daquela observada em cursos completamente presenciais, o diploma EAD é algo que tem exatamente o mesmo valor do que os demais certificados obtidos em modalidades tradicionais.

Quando o diploma é emitido, não existe nenhuma identificação dizendo que o aluno fez o curso na modalidade a distância ou presencial.

O diploma obtido em um curso a distância reconhecido pelo MEC permite a contratação para cargos de nível superior, participação em concursos públicos para esse nível de escolaridade ou a continuação dos estudos em uma pós-graduação.

Como podemos ver, o EAD é uma estratégia cada vez mais relevante para a educação em geral. Ela gera inúmeros benefícios para os estudantes e é uma oportunidade incrível para aqueles que buscam uma qualificação, mas não têm a possibilidade de frequentar um curso presencial.

É preciso trabalhar com a desconstrução dos preconceitos que envolvem a educação a distância, e a melhor forma de fazê-lo é ler, pesquisar e se informar muito sobre o assunto.

Se você conseguiu compreender o que é EAD, agora pense na possibilidade de iniciar os estudos o quanto antes.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSOS CURSOS EAD´s

Seja muito bem-vindo (a) a UNICORP FACULDADES.

Estamos de portas abertas para recebe-lo!

pc_estudos
Cursos EAD